17 abril 2007

Primeira Divisão Distrital - Não Apenas as 14 primeiras equipas!

Chega o final dos campeonatos e com eles começa a preparação da próxima época.
É esta a melhor altura para eu dar a minha opinião sobre a alteração que os campeonatos de Futsal vão sofrer já a partir da próxima época. Os escalões de Seniores de Masculinos e Femininos vão ver criada a tão aguardada 2ª Divisão Distrital. Mas em que moldes? O que irá definir a divisão e a criação de uma segunda divisão distrital? Apenas que as 14 melhores equipas do distrito vão jogar numa divisão e as restantes noutra??
Ou será que vão existir mais diferenças em termos organizativos que “obriguem” as equipas da primeira divisão a ter outra estrutura, mais condizente com o seu estatuto de “melhores do distrito”?
Aqui ficam as minhas sugestões:
- Obrigatoriedade de possuírem treinadores credenciados.
- Jogos cronometrados (situação fácil de resolver com um “delegado à mesa” de cada equipa)
- A ultima e talvez a mais “nobre”, obrigar à inscrição de uma equipa de formação(juniores,juvenis).
Parecem talvez três exigências demasiado altas para equipas de distrital, mas na minha opinião importantíssimas para equipas que se vão passar a designar como as MELHORES. E se são três situações que podem obrigar a um esforço logístico do clube, também são três situações que vão prevenir e dar outra preparação à equipa que subir aos nacionais! Treinadores credenciados que têm a “obrigação” de terem a perfeita noção de como preparar uma equipa, jogos cronometrados que preparam o desgaste físico do nacional e uma equipa de formação, que dá garantias de todos os anos formar novos jogadores de Futsal, perfeitamente integrados, que quando chegam a seniores, não precisam perder tempo na adaptação à modalidade, como sucede ainda na maior parte dos casos actualmente.
Claro que a exigências não podem ser só feitas aos clubes! Todos os jogos com árbitros nomeados, regulamentos perfeitamente adaptados à realidade da modalidade e uma maior organização relativamente às “selecções distritais” são os 3 compromissos que a Associação terá de se ver “obrigada” a cumprir.
Alterações deste género só iriam beneficiar a modalidade, os clubes e a Associação. Quanto à 2ª Divisão Distrital? Bem, essa pode continuar organizada da mesma maneira que agora a primeira (e única) e não virá mal nenhum ao mundo por ai!
Para finalizar, quero apenas desejar a maior sorte do mundo a Riachense, Juv.Ouriense e Os Patos na disputa da Taça Nacional de Femininos, Juniores e Juvenis, respectivamente. Boa Sorte!!

Sem comentários: