19 setembro 2006

SuperTaça Futsal

Tive a honra e o prazer de estar presente no Palácio dos Desportos em Torres Novas onde assisti ao emocionante jogo da SuperTaça de Futsal entre Sporting e Benfica.

Quero desde já endereçar os meus parabéns a todas as pessoas que estiveram envolvidas na organização do encontro e que fizeram com que tudo corresse pelo melhor.

Tirando o pormenor de um placard electrónico “preguiçoso”, que teve de levar à interrupção da partida por uma ou duas vezes, tudo o resto correu pelo melhor! As equipas deram um espectáculo emocionante, com belos golos, belas jogadas, do melhor que se verá a nível de Futsal Nacional.

Os adeptos, que praticamente encheram as bancadas do recinto também se souberam comportar da melhor forma. Tirando as habituais e inofensivas “provocações” de parte a parte, foram um exemplo de Fair-Play. Aplaudiram as duas equipas no final do encontro, e de pé, esqueceram a cor da camisola e aplaudiram novamente, quando o “speaker” de serviço informou que a receita do Benfica seria entregue a José Torres, antigo internacional português, que vive uma situação de saúde bastante problemática.

Saíram do recinto calmamente e as forças policiais presentes acabaram por ter uma tarde descansada, sem registar qualquer tipo de incidente.

Quem esteve presente no Palácio dos Desportos em T.Novas, deu com toda a certeza o seu tempo por bem entregue, tal foi o sucesso da iniciativa.

16 setembro 2006

Giovanella...semi-Mateus!

O Real Club Celta de Vigo vai participar este ano na Liga de Honor, a divisão mais alta do galáctico campeonato espanhol de Futsal depois de ter comprado os direitos desportivos ao Barcel Euro.

A formação galega está apostada em conseguir uma boa prestação logo no ano de estreia e depois de ter adquirido o passe de alguns internacionais brasileiros e espanhóis, está a recrutar alguns jogadores à equipa de Futebol. Está em negociações com Alexander Mostovoi(sim, esse mesmo), e planeava inscrever o brasileiro Giovanella, que foi suspenso por 2 anos com um caso de Doping. O Celta de Vigo matava assim “2 coelhos de uma só cajadada”, mantendo o atleta em competição e fornecendo uma mais valia para a sua equipa de Futsal.
Giovanella foi apresentado aos adeptos, participando inclusive nos jogos de pré-época da equipa espanhola,só que a Federação Espanhola de Futebol não aceitou a inscrição do atleta, alegando que a sanção imposta afecta qualquer actividade sob a sua alçada, caso do Futsal, que tal como em Portugal, é gerido pela Federação de Futebol.
O Celta de Vigo ainda tentou a “jogada” de inscrever o jogador como amador, mas a Federação não foi na conversa, deitando por terra as aspirações do jogador e da equipa de Futsal.
Ao contrário do que está a acontecer em Portugal no Futebol, em Espanha os regulamentos ainda se fazem cumprir…e não me parece que neste caso o clube galego recorra a um qualquer tribunal civil para tentar resolver a questão.

13 setembro 2006

Livre de 10 metros

Primeiro que tudo, quero agradecer o convite que me foi endereçado no sentido de contribuir com as minhas humildes palavras para um Blog que ainda embrionário, poderá tornar-se e assim todos esperamos, uma referência para aqueles que "respiram" Futsal.
E nada melhor que referenciar o tema que dá por nome este blog. Um livre de 10 metros no Futsal pode significar, entre outras coisas, que uma equipa está agressiva em termos defensivos, ou por outro lado, um equipa tem atletas que individualmente desequilibram e por isso, causam desequilíbrios na estrutura adversária que só recorrendo à falta se impede a sua progressão. Então, se isto são situações normais do jogo e se os livres de 10 metros também acontecem no jogo, não se esqueçam... treinem no microcilo semanal, o livre de 10 metros, em termos ofensivos e defensivos! E em termos defensivos porque o GR pode não conseguir blocar a bola e temos que ser nós os primeiros a chegar à segunda bola...
Curioso ou não, um livre de 10 metros pode, no futsal de rendimento superior, decidir um jogo, 3 pontos, uma vitória, a obtenção de um objectivo, alegria e euforia! Mas realisticamente façando, também pode acontecer o contrário...

Abraço, bons treinos e...saúde!!
Apareçam pelos pavilhões, apresentem-se e partilhem conhecimento! Os nossos atletas agradecem!!